Sulrádio - Atualidades

Sinal de TV analógico tem dias contados em Santa Catarina.

 

Informação: Diário Catarinense - 30/01/2017

Em um ano, os telespectadores de cinco cidades catarinenses darão adeus a ruídos e interferência e terão imagens e sons com mais qualidade na hora de assistir à televisão aberta. Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes são os primeiros municípios do Estado a terem o desligamento do sinal analógico, previsto para 31 de janeiro de 2018. É importante ficar atento porque para receber o sinal digital em casa o usuário pode precisar fazer algumas adaptações. Dependendo do modelo do aparelho, é necessário um conversor digital ou mudança da antena.

No país, apenas Rio Verde, em Goiás, e cidades na região de Brasília já têm o sinal da TV aberta exclusivamente digital. A expectativa é de que o sinal analógico na região de Blumenau e de Joinville seja desligado em dezembro do ano que vem e, nos demais municípios de SC, até 2023. Mais de 1,3 mil cidades brasileiras terão exclusivamente o sinal digital até 2018. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que de cada cinco domicílios, quatro já estão preparados para receber sinal digital de TV aberta no país.

Tira-dúvidas
Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que emite imagem e som de cinema. O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas.
31 de janeiro de 2018: Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes. 5 de dezembro de 2018: Blumenau, Gaspar, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Joinville, Araquari, Barra do Sul, Guaramirim, Jaraguá, Massaranduba, São Francisco do Sul e Schroeder. Até 2023: demais municípios catarinenses.
Imagem mais nítida, som de melhor qualidade e sem ruídos e interferências.
Quais são as vantagens do sinal digital?
Porque estão mudando o sinal?
Assim que o sinal analógico de TV for desligado, toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixará de ser exibida. A tela de sua TV exibirá uma mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital.
O que acontecerá quando o sinal analógico de TV for desligado em minha cidade?
Quando o sinal analógico será desligado em SC?
Preciso comprar uma televisão nova?
As emissoras terão os números de canais digitais. No caso da RBS TV, será o 12.1 para Florianópolis e 7.1 para São José.
Os canais mudam?
Não. Todas os televisores podem ser utilizados para assistir os canais abertos transmitidos pelo sinal digital. Porém, seu televisor pode precisar de adaptações. Confira abaixo as adaptações.
Como estar preparado para receber o sinal digital
1º passo
Aparelhos LED, LCD ou plasma com o selo DTV são digitais. LED, LCD ou plasma sem o selo DTV antes de 2010 provavelmente não são digitais; já após essa data, devem ser. Para ter certeza, confira o manual ou ligue para o fabricante.
Televisores de tubo, aqueles aparelhos maiores e antigos, independentemente do ano de fabricação, não são digitais.
Aparelhos recentes
Aparelhos antigos
2º passo
Você só precisa adquirir um conversor digital. Como o próprio nome diz,o conversor transforma o sinal digital que chega na casa em um sinal compatível com a TV. É importante ficar atento e escolher o conversor de acordo com o aparelho. O preço do conversor, em uma pesquisa feita pela reportagem, variou entre R$ 90 e R$ 200. É encontrado em lojas de construção, eletrodomésticos e produtos eletrônicos. Depois de resolvido o conversor, também é preciso verificar a antena, se é compatível com o sinal digital.
Caso seu aparelho seja digital
Caso seu aparelho não seja digital
TV de tubo
Não dispõe de entrada de sinal digital. A solução, então, é conectar o conversor digital à TV, pela entrada RCA. Na instalação, devem ser conectadas as cores e letras correspondentes. Caso opte por comprar um novo aparelho, certifique-se com o vendedor que a sua nova televisão tem o conversor digital embutido.
Kits gratuitos
Ainda com dúvidas?
Ligue gratuitamente na central de atendimento do Seja Digital pelo 147 ou envie email para atendimento@sejadigital.com.br

 

.


Topo Voltar






Copyright © 2006, Sulrádio-Consultoria em Radiodifusão-Todos os direitos reservados